LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Trabalho extra: ter equilíbrio é muito importante

Trabalho extra: ter equilíbrio é muito importante

Ter um trabalho extra é uma excelente oportunidade de aumentar a sua renda mensal e ainda exercer uma atividade prazerosa, que muitas vezes pode ser encarada como um hobby. Porém, é preciso que você mantenha o equilíbrio entre suas duas ocupações profissionais e a sua vida pessoal.

Adotar hábitos simples no seu dia a dia vai te proporcionar mais disposição para lidar com o seu trabalho formal e o seu trabalho extra, sem que você fique sem tempo para curtir com a família e os amigos. Pensando nisso, neste texto separamos algumas dicas que vão te ajudar a alcançar esse equilíbrio. Confira a seguir:

Tenha uma agenda

Se você exerce mais de uma atividade profissional, ter uma boa gestão de tempo é indispensável. Diariamente, você recebe um grande volume de informações e não dá para confiar só na sua cabeça o tempo todo.

Para começar a se organizar, use uma agenda para listar todos os compromissos e tarefas do dia. Ela pode ser física ou virtual, a que você se adaptar melhor.

Porém, não adianta anotar tudo e não revisar. Você deve criar o hábito de olhá-la e atualizá-la todos os dias. Com o tempo, isso fica mais fácil e natural. Assim, nenhum dos seus trabalhos fica prejudicado.

Procure fazer um planejamento semanal, definindo os horários das suas atividades. Inclua também o seu tempo de deslocamento até o trabalho e outros locais que fazem parte da sua rota, as pausas e os momentos para se alimentar. Dessa forma, você evita atrasos!

Evite distrações

Aqui vai um segredo: as maiores inimigas da sua produtividade são as redes sociais! Claro que muitas vezes você precisa usá-las profissionalmente. Porém, quando não for o caso, evite ficar navegando por elas enquanto as suas tarefas do dia não forem concluídas.

Em casa, tenha um espaço específico para o seu trabalho extra e peça para que as outras pessoas não te interrompam sem necessidade. Assim, você termina as suas atividades mais rápido e terá mais tempo para curtir a família.

Não deixe as tarefas pequenas para depois

Se você tem algo a fazer e está disponível agora, não deixe para mais tarde. Quando uma demanda surgir e puder ser feita em menos de dois minutos, simplesmente faça. Responder um e-mail rapidamente é um grande exemplo disso.

Procrastinar tarefas rápidas só vai fazer com que o seu cérebro não descanse, já que de tempos em tempos ele vai te lembrar dessas pendências. Por isso, livre-se dessas obrigações o quanto antes.

Livre-se do que não usa mais

Você sabia que acumular coisas que não usa mais pode te causar ansiedade e uma sensação de que sempre tem algo por fazer? Isso acontece e atrapalha muito na sua produtividade. Por exemplo, já reparou como é comum você estar no trabalho e se pegar pensando nas coisas que devem ser organizadas em casa?

Livre-se dessas pendências e não deixe que isso aumente o seu estresse, afetando o seu rendimento profissional. Faça uma limpeza nos armários e gavetas, jogue fora, doe ou venda tudo o que não vai ser mais útil pra você.

Além de aliviar a sua mente, essa atitude ajuda alguém que precisa do que você está guardando ou ainda gera um dinheiro a mais na sua conta.

Faça uma pausa para meditar

A meditação é uma daquelas coisas que as pessoas pensam que vão tomar muito tempo. Por isso, muitos acabam sempre deixando para depois, mesmo que simpatizem com a ideia.

No entanto, tirar uns 20 minutinhos por dia para meditar te dão uma sensação de calma e relaxamento que vão fazer valer a pena o tempo, antes considerado como perdido.

Depois de meditar, a sua mente vai estar mais leve para lidar com as demandas diárias. Com a prática frequente, só tende a melhorar. Pesquise sobre o assunto e encontre a melhor técnica para você.

Saiba a hora de dizer não

Você é uma pessoa que possui um trabalho formal, um trabalho extra, uma família e, além de tudo isso, precisa de um tempo para se divertir e descansar, certo?

Então, é importante que você saiba estabelecer as suas prioridades e aprender a dizer não para tarefas e projetos que, pensando de uma maneira realista, não vão caber na sua agenda. Talvez seja difícil recusar a proposta de um amigo, mas você deve levar em conta se realmente será capaz de assumir mais um compromisso.

Obviamente, não estamos dizendo para você dizer não a tudo e a todos. Porém, sempre que surgir um pedido que vai tomar muito do seu tempo, pense se você realmente poderá dar o melhor de si e realizá-lo com qualidade, sem comprometer as suas outras responsabilidades.

Pratique atividades físicas

Se exercitar pode ser algo cansativo no início, mas, assim que você pegar o ritmo, só vai trazer benefícios.

Procure acordar mais cedo e realizar algum exercício com o qual se identifique. Se realmente não tiver nenhum tempo sobrando, experimente ir andando para o trabalho. Uma caminhada diária de 40 minutos já é o suficiente para trazer bons resultados para a sua saúde física e mental.

Cuide da sua alimentação

Deixar de comer para produzir mais é um erro muito comum, que só traz consequências ruins em longo prazo. Fique sabendo que, sem uma alimentação regular e adequada, os seus níveis de energia vão diminuir e, com isso, a sua produtividade também.

Se alimente de coisas saudáveis, como frutas, legumes e verduras. Procure comer de 3 em 3 horas, sem negligenciar suas refeições e sem esquecer de tomar água.

Reserve um tempo para o lazer

Em sua agenda, tenha sempre um espaço reservado para passar bons momentos com sua família e seus amigos, ler, assistir a um filme, dançar, viajar, conversar… Isso vai diminuir o seu estresse e te deixar com mais disposição para o trabalho.

Se você gostou destas dicas para conquistar o equilíbrio entre a sua fonte de renda principal, seu trabalho extra e sua vida pessoal, siga as nossas redes sociais (Facebook, Instagram) e tenha acesso a mais conteúdos úteis como este!