LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Revendedores: como fazer relacionamento com sua base de clientes

Revendedores: como fazer relacionamento com sua base de clientes

Uma das estratégias mais relevantes para um revendedor é criar e manter um bom relacionamento com sua base de clientes. Afinal, manter um cliente exige menos esforços e investimentos do que conquistar um novo.

Um revendedor que deseja alcançar o sucesso deve sempre pensar em aumentar sua base de clientes, é claro. No entanto, o que queremos mostrar é que, por meio da construção de um relacionamento sólido com quem já adquire seus produtos, também é possível conquistar mais interessados em comprar com você.

Existem muitas maneiras de ficar mais próximo do seu cliente, aumentando e muito as oportunidades de negócios. Para ajudá-lo a dar o primeiro passo, listamos algumas práticas que vão ajudar você a criar e a estreitar os laços com seus compradores. Confira!

Entenda o seu cliente

A oferta de produtos e serviços hoje em dia é muito grande e a concorrência está acirrada. Todos nós precisamos lidar com diversos tipos de pessoas diariamente e a verdade é que ninguém gosta de conversar com alguém que não presta atenção no que está sendo dito na conversa e tenta apenas “empurrar” um produto qualquer.

Por isso, a primeira coisa que um revendedor deve fazer para conquistar a confiança do seu cliente é ouvi-lo e entendê-lo. Hoje em dia as pessoas sabem identificar muito bem os discursos mecânicos e focados somente na venda.

Quando o consumidor percebe isso, a resistência para realizar a compra aumenta bastante, pois ele sente que está sendo enganado. Por isso, converse e escute o que o cliente realmente tem a dizer. Faça com que cada cliente se sinta único e mostre que você está interessado em atender suas necessidades por meio dos produtos que revende.

Não tenha medo de fazer perguntas — usando o bom senso, é claro. Entenda quais são seus objetivos, seus desejos, suas preferências e, a partir disso, ofereça o produto mais adequado, mostrando como ele pode suprir suas expectativas.

Trabalhe com a fidelização

A fidelização dos seus clientes é extremamente importante para a saúde financeira do seu negócio. Afinal, quando você conta com uma base de clientes fidelizada, é muito mais provável que eles façam compras recorrentes, principalmente se você trabalha com produtos que precisam ser repostos.

Um bom exemplo disso são os revendedores que trabalham com a comercialização de cosméticos. Nesse caso, é muito interessante que o profissional preste atenção ao intervalo de compra do consumidor e passe a oferecer a venda quando o produto que ele comprou estiver acabando.

Isso funciona muito bem na revenda de shampoo, cremes, perfumes e até alimentos. Mantenha os cadastros dos seus clientes sempre atualizados e acrescente todas as informações que puder, como seus hábitos de consumo, informações de compras anteriores, suas preferências e até suas percepções quanto a eles.

Isso vai te ajudar a prestar um atendimento personalizado e a não repetir perguntas. Oferecer um atendimento rápido e eficiente e estar sempre disponível para esclarecer possíveis dúvidas também são atitudes que ajudam a fidelizar o cliente.

Se a demanda for alta, estabeleça um horário de atendimento e responda o mais rápido possível dentro desse horário. Esteja sempre preparado para solucionar problemas, mostre sua preocupação em ajudar e peça sempre um feedback aos seus clientes — busque saber sobre o que eles mais gostaram ou não para que você possa melhorar sempre.

Use sua base para ganhar novos clientes

Quando seus clientes são fidelizados eles também passam a trabalhar por você, pois confiam tanto no seu trabalho e nos produtos ofertados que os indicam aos amigos e familiares.

Não tenha receio de pedir indicações aos seus clientes de vez em quando. Se for viável financeiramente, ofereça descontos ou crie promoções exclusivas aos compradores que trouxerem novos clientes para você. Caso consiga planejar estratégica e corretamente essa ação, você verá a sua rede aumentar em pouco tempo. Considere essa opção!

Destaque-se da concorrência

Para destacar-se da concorrência o ponto de partida é certificar-se de que você está revendendo produtos de qualidade. O público encontra muitas marcas por aí, de diferentes preços e qualidades e só compra novamente o que possui o melhor custo-benefício. Para isso, trabalhar com bons produtos é essencial.

Afinal, de que adianta uma venda lucrativa se o cliente não comprar mais vezes e ainda falar mal dos seus produtos para outros potenciais clientes? Depois de verificar se você está comercializando bons produtos, busque entender o verdadeiro valor que eles oferecem ao consumidor.

Não estamos falando do valor financeiro, mas do valor que aquele produto terá na vida do cliente e quais benefícios ele poderá obter a partir da sua aquisição. Encontrar o verdadeiro motivo pelo qual os clientes se interessam pelo seu produto e saber conduzir todo o atendimento pode fazer de você melhor que os seus concorrentes.

Outro ponto importante — e que nem todos os revendedores aplicam — são as estratégias de pós-venda. Você pode usar e-mail, telefone, WhatsApp e outros meios para entrar em contato com o cliente, saber se ele gostou, se tem alguma dúvida, se pode ajudar em algo mais.

Enfim, o importante aqui é mostrar que você realmente está preocupado com a satisfação do consumidor e em manter esse relacionamento.

Informe os seus clientes

Conhecer muito bem os produtos que você oferece e saber informar todas as suas características é uma vantagem muito grande na hora da negociação. Além disso, o revendedor deve entender muito bem o mercado em que está inserido.

Ele precisa estar sempre por dentro das tendências, pois dessa maneira terá mais propriedade para falar sobre o assunto — aumentando, assim, o seu poder de persuasão. Todas essas informações não devem ser guardadas e podem virar conteúdo para estreitar as relações entre você e seus clientes.

Ou seja, não entre em contato com o cliente apenas para vender, mas também para informar, passar notícias interessantes e contar novidades sobre os seus interesses. Para isso, você pode usar o WhatsApp, o e-mail e as redes sociais. Interaja com os seus clientes continuamente e crie relacionamentos sólidos!

Gostou dessas dicas para melhorar o relacionamento com sua base de clientes e quer ficar por dentro das nossas publicações? Curta nossa página no Facebook!