LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Grupos de vendas: entenda as vantagens e benefícios

Grupos de vendas: entenda as vantagens e benefícios

Segundo uma publicação da Extra, de O Globo, os grupos de vendas estão se espalhando pela internet. É uma boa oportunidade de venda e de iniciar uma rede de contatos para, num futuro próximo, abrir sua loja virtual.

Você vai atingir gente interessada na sua oferta, fortalecer o relacionamento com este público, se comunicar com mais agilidade e com mais pessoas.

Não utilizar os grupos de vendas é perder uma ótima oportunidade. Trouxemos algumas dicas importantes para colocar esta estratégia em prática no seu negócio:

Crie seu grupo

Você pode criar grupos de vários temas. Pode ser diretamente sobre seu produto ou sobre questões relacionadas que atraiam o seu público-alvo.

Convide apenas pessoas que tenham interesse sobre o assunto para evitar o bloqueio por parte da rede social e inconveniências com os convidados. O mesmo vale para muitos convites feitos ao mesmo tempo, prefira crescer aos poucos.

Existem vários formatos de grupo. O Facebook oferece a possibilidade de grupos de discussão e de vendas, ao qual vamos nos dedicar neste texto. Além de também ter um espaço para discussão, é mais adequado para publicar anúncios de produtos, com campos específicos para preço e outras informações de venda.

Outra vantagem é que as pessoas lhe identificam como vendedor. Pode ser que muitas pessoas que fazem parte do seu público-alvo já tenham visualizado o seu perfil e não saibam o que você vende.

Saiba onde criar seus grupos

Grande parte das redes sociais possui grupos como opção, como o Facebook, o LinkedIn e até o WhatsApp. Cada um atende a necessidades específicas e pode ser mais ou menos útil de acordo com o objetivo.

Essas particularidades acompanham as características da própria rede social. No caso do LinkedIn, atinge um público mais interessado em discutir sobre assuntos profissionais. No Facebook existem grupos dos mais diversos temas e os do WhatsApp são mais indicados para interagir com a sua própria rede de contatos.

Fidelize com grupos de vendas

Você pode criar grupos para seus clientes frequentes. É uma forma de divulgar promoções, novidades e oportunidades diversas. A alternativa ajuda a formar um público inicial sem muita dificuldade, permite que se comunique ao mesmo tempo com vários clientes e estimula o convite de outros membros pelos próprios clientes.

O grupo passa a ser uma alternativa de atendimento para seus clientes de venda direta, pois pode ser usado para tirar dúvidas e possibilita que seus participantes troquem experiências.

Reúna interessados

Se uma pessoa aceitou participar de um grupo de vendas de uma linha de produtos é provável que ela tenha interesse neles. Depois que alguém adere ao grupo, há inúmeras formas de trabalhar com este possível consumidor. Não há limites para a criatividade.

Compartilhe ideias que resolvam problemas, ressalte os benefícios de seu produto e abuse das imagens. Elas são uma poderosa ferramenta para estimular o interesse dos participantes.

Seja interessante

Tenha em mente que, apesar de estarem em um grupo de vendas, os participantes entram na rede social com outro objetivo que não é o de comprar seu produto. No Facebook, a maioria das pessoas busca entretenimento, então prefira publicações relevantes e evite insistir em uma mesma postagem.

Use toda a sua criatividade publicando anúncios divertidos e incentive relatos de experiência de compra.

Colete informações

Você pode fazer enquetes, perguntas e consultas diversas para entender as necessidades e desejos dos participantes. Isso é interessante para tornar o grupo mais atrativo e conquistar mais seguidores.

Provavelmente vai encontrar outros grupos com o mesmo objetivo que o seu. Participar deles é uma boa maneira de observar os participantes e o administrador do grupo. Informação é a base de toda boa ação de marketing. Não deixe de dedicar seu tempo para este objetivo.

Forme uma base de clientes

A quantidade de pessoas no grupo é determinante para o resultado. Além de criar algo chamativo e agradável como forma de atrair participantes, você precisa atrair interessados. Isso vai lhe exigir motivação e dedicação, mas terá compensações.

Você pode publicar postagens convidando para o grupo ou convidar pessoas diretamente, seja de sua rede ou pessoas que de alguma maneira manifestaram ter interesse no seu produto.

Uma alternativa são outros grupos relacionados, páginas e convite por e-mail. Você também pode estimular os participantes que já estiverem no grupo a divulgar, oferecendo alguma promoção.

Caso opte por esta alternativa, lembre-se de pensar em algo que agrade a todos os envolvidos e não só a quem compartilha. Fica bem mais agradável compartilhar algo que também represente um ganho para quem está visualizando.

Preste atendimento de qualidade

Você precisa proporcionar uma boa experiência de utilização para os participantes de seu grupo. Quanto mais contentes estiverem com o conteúdo, mais tempo permanecerão, mais ajudarão a divulgar e mais serão estimulados a comprar.

Nunca deixe seu cliente sem resposta. Seja rápido e profissional, não misture contatos pessoais e profissionais e esteja preparado para lidar com qualquer situação. É preciso ser paciente e dedicar-se a aprimorar sua persuasão em vendas.

Evite qualquer ação que possa ser entendida como preconceituosa ou polêmica. As redes sociais não perdoam e resolver conflitos nunca é muito fácil, principalmente se muita gente se envolver.

Evite problemas

Jamais utilize de práticas que possam ser consideradas spam ou qualquer outro artifício duvidoso. As consequências podem ser várias e a primeira é o bloqueio. As redes sociais procuram proteger os participantes e evitar que o conteúdo se torne menos interessante, pois isso afasta os usuários.

Tenha em mente que a principal vantagem de ações direcionadas é atingir quem tem interesse na compra de seu produto. Quando você usa de algum artifício, pode até conseguir curtidas e um maior número de participantes, mas se não construir um público de qualidade, com interesse e potencial de compra de seu produto, isso não vai trazer resultado e pode incomodar de alguma maneira.

Defina regras

Ao criar um grupo, você corre o risco de que as pessoas publiquem toda espécie de postagem. Se isso começar a acontecer com muita frequência e os assuntos não tiverem relação com o tema do grupo, pode desagradar os participantes.

Escreva as regras de postagem e, com jeito e delicadeza, explique sobre o motivo de terem sido criadas, caso forem infringidas.

Você tem a opção de configurar para que as postagens só apareçam no grupo depois de moderadas, ou seja: terá a chance de verificar o conteúdo antes de aprová-lo e aparecer para os membros. É uma ótima opção para evitar conteúdos indesejáveis.

Algumas pessoas podem ficar chateadas se não tiverem suas publicações aprovadas. Caso ocorra, explique as razões com cuidado e habilidade para contornar o problema e evitar mal-entendidos.

Essas foram algumas sugestões para seus grupos de vendas. Esta prática certamente trará uma grande experiência na área de venda. Com o tempo, é possível definir quais ações funcionam melhor para os participantes e lhe trazem melhores resultados. Desde os horários de publicação mais favoráveis até outras particularidades da sua atividade.

Agora compartilhe esta publicação nas redes sociais e colete a opinião de sua rede sobre a iniciativa. Ouvir o que as pessoas têm a dizer a respeito vai ser um ótimo começo.