LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Descubra como preparar o ambiente para trabalhar em casa!

Descubra como preparar o ambiente para trabalhar em casa!

Trabalhar em casa tem muitas vantagens: você evita o trânsito, decide seus horários e pode vestir a roupa que quiser, sem se preocupar. Essa oportunidade pode até mesmo ser considerada uma das melhores soluções para fugir do desemprego.

Porém, se alguns detalhes não forem bem acertados, o que parece o trabalho dos sonhos pode acabar se tornando um pesadelo. Quando estamos em casa, afinal, a tendência é relaxar.

Nesse artigo, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar nessa transformação tão importante do seu ambiente. Veja só!

Pense bem na sua área de trabalho

Parece prático se sentar em qualquer lugar e ficar por ali, mesmo que os fios do computador atrapalhem a passagem de outros moradores ou que a televisão tome alguns minutos do seu foco.

Mas, para que o trabalho flua corretamente, esses pormenores não podem acontecer. Daí a importância de se ter um ambiente específico para realizar suas atividades.

Montar um escritório em casa não se resume somente a colocar uma mesa com computador em um quarto mais isolado do restante dos cômodos. Para que tudo funcione bem, escolha um local que seja menos barulhento e no qual as pessoas não tirarão sua atenção a todo instante.

Dessa forma, a concentração e a produtividade serão sempre características marcantes no seu cotidiano de trabalho, e seu desempenho será sempre satisfatório.

Invista em cadeiras confortáveis

Trabalhar em casa significa ficar sentado durante muitas e muitas horas, sem intervalo. Por isso, sua cadeira de trabalho, além de ser extremamente confortável, deve proporcionar uma boa postura para aguentar as horas prolongadas na mesma posição.

Cadeiras que tenham regulagem de assento, encosto e braços também reguláveis são as melhores opções para esse cenário.

Se existir a possibilidade de receber clientes em casa, escolha para eles uma cadeira que também proporcione conforto, mesmo sendo mais simples.

Lembre-se de se atentar aos materiais das cadeiras. Couro e sintético são mais fáceis de limpar e são muito duráveis. Já as de tecido ou tela exigem um cuidado maior, já que se mostram mais frágeis.

Tenha uma boa iluminação

A iluminação do escritório deve estimular a concentração e se adequar aos diversos momentos que a jornada de trabalho exige, como a produção criativa e as reuniões, ainda que pelo computador.

Inicialmente, tenha em mente que uma iluminação ofuscante está fora de cogitação. Ela precisa ser suave e flexível para não alimentar a fadiga nos olhos. Se houver a possibilidade de aproveitar uma iluminação natural, invista nessa ideia.

Caso contrário, lâmpadas fluorescentes ou um sistema LED serão uma boa saída, desde que os elementos estejam bem posicionados no teto, a fim de iluminar de maneira uniforme.

Manter uma luminária direcionável na mesa ajudará nas tarefas que exijam mais luz, fornecendo uma iluminação direta nos pontos de atenção necessários.

Deixe o material necessário sempre disponível

Ter que se levantar a todo o momento para buscar um objeto é uma das maiores distrações de se trabalhar em casa. Sendo assim, mantenha sempre ao seu alcance tudo o que for preciso para realizar suas atividades.

Isso inclui os cabos de computador, canetas, agendas, papéis, documentos e demais materiais de escritório. Uma garrafinha com água ou uma cafeteira portátil também podem ser levadas ao seu local de trabalho.

Dessa lista, o que não for essencial, basta organizar em caixas, cestos ou gavetas, desde que estejam bem perto de você. Mensalmente, faça uma lista de materiais que acabaram ou que se farão necessários em breve, para adquirir.

Ao perceber que algum material é bastante utilizado e termina mais rápido, providencie um pequeno estoque, para que você não fique na mão e tenha que sair correndo para comprar.

Decore o seu ambiente de trabalho

Se você deixar o lugar personalizado, se sentirá melhor no espaço e mais estimulado a trabalhar. No que diz respeito à decoração, as cores claras e suaves saem na frente. Elas transformam o ambiente em um lugar tranquilo e amplo.

Mas há quem prefira dar um toque de cor e invistir em tons mais pesados para descontrair, o que não atrapalha em nada — se usados com moderação.

O importante aqui é traduzir a sua personalidade e o espírito do seu negócio. Se ele tiver uma comunicação visual planejada, implante aqui seus detalhes e cores.

Quanto à organização, abuse de prateleiras e estantes. Além de funcionais, elas podem abrigar itens de decoração, como enfeites, livros e retratos.

Para contribuir com a leveza do ambiente, muitas pessoas privilegiam a presença de flores e plantas. O sucesso desse tipo de decoração está em escolher tipos fáceis de cuidar, como cactos e folhagens.

Elimine os pequenos incômodos

Avalie seus empregos anteriores e faça uma lista do que mais te incomodava por lá. Feito isso, elimine de vez esses pequenos incômodos do seu home office.

Se o som do telefone tocando era irritante, escolha um aparelho com o toque diferente e mais baixo. Se o barulho da impressora era o que mais incomodava, coloque-a em outro cômodo.

Outro ponto importante é saber controlar a interação com os demais acontecimentos dentro de casa.

Combinar horários com os outros moradores, manter a porta do seu cômodo fechada, durante seu horário de trabalho, e evitar interrupções desnecessárias são soluções para essa questão.

Lembre-se de que trabalhar em casa traz mais comodidade para você, portanto, priorize essas pequenas atitudes para que esse objetivo seja atingido.

Modernize seus equipamentos

A tecnologia é de extrema importância para a realização da maioria das funções de escritório.

Adquira um bom computador, uma impressora multifuncional e todos os equipamentos eletrônicos que julgar necessários para seu trabalho.

Tenha sempre bons contatos com técnicos para o caso de algum imprevisto ocorrer. Assim, o conserto ocorre mais rápido e você não perderá muitas horas de atividades.

Aqui também entra a necessidade extrema de uma internet com excelente desempenho. É conveniente estar sempre conectado a outros colegas de trabalho, parceiros e clientes, que esperam de você a mesma velocidade de entrega que qualquer outra empresa exigiria.

Ter equipamentos que funcionem sempre bem evita dores de cabeça e irritações que interferem de modo negativo na sua produtividade.

Como você pode perceber, trabalhar em casa é, sem dúvidas, ter uma rotina mais flexível. A gestão de tempo se torna imprescindível. Portanto, além dessas sugestões, tente seguir alguns horários de praxe para não se perder na semana e atrasar seus deveres.

Nesse post, você viu algumas dicas para melhorar o seu ambiente de trabalho. Para acessar mais conteúdos que auxiliem no seu dia a dia, siga a página da Lua no Facebook!