LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Conheça os tipos e identifique seu perfil de vendedor!

Conheça os tipos e identifique seu perfil de vendedor!

Vender não é uma tarefa fácil. É preciso saber lidar com diferentes clientes, conhecer bem seu produto, administrar técnicas de vendas e ainda bater as metas estipuladas.  Por isso, a profissão exige muita dedicação e muitos esforços para o constante aprimoramento.

Não existe fórmula mágica para definir o vendedor perfeito. Cada um deve trabalhar com as habilidades que tem para que elas sejam bem desenvolvidas e reflitam positivamente em seus resultados.

Para isso, reconhecer as qualidades certas a serem estimuladas é fundamental. Há vários tipos de profissionais e você com certeza se identifica com um deles. Leia o artigo de hoje, descubra qual é o seu perfil de vendedor e aperfeiçoe seu trabalho:

Quais são os tipos de perfil de vendedor?

Uma boa equipe de vendas conta com vendedores com diferentes perfis. Eles precisam ter comportamentos, conhecimentos e experiências variados: o atendimento é um diferencial para o negócio.

Portanto, não fique apreensivo: suas características são importantes para o gestor, sem dúvida alguma. A seguir, estão os tipos de vendedor mais comuns e seu perfil provavelmente se encaixa em algum deles:

Vendedor amigão

Estar com esse vendedor é quase como conversar com um velho amigo. Ele tem a grande capacidade de estabelecer uma conexão emocional com seu cliente e demonstra muita abertura para ouvi-lo.

De modo geral, costuma vender mesmo somente o que o consumidor busca, sem empurrar vendas entras ou tentar mostrar produtos similares. Porém, ele cativa tanto, que muitas vezes as pessoas retornam à loja só para serem atendidas por ele novamente.

Vendedor conselheiro

Apesar de mostrar resultados lineares e sem surpresas, o vendedor conselheiro tem uma boa disposição para dialogar com o cliente. Suas técnicas para negociação não são boas e seu potencial não é explorado ao máximo.

Ele acredita que não deve aplicá-las para não influenciar o relacionamento com o consumidor de modo negativo. Sendo assim, a gera poucos negócios, já que só conclui o cliente tiver entrado na loja com intenção prévia de comprar aquele produto, sem precisar de persuasão.

Vendedor técnico ou especialista

Esse vendedor consegue descrever o seu produto com precisão. Todas as qualidades e especificações técnicas são de seu conhecimento e ele consegue esclarecer todas as dúvidas do consumidor de forma simples por meio de verdadeiros argumentos de vendas.

Ainda que a negociação não seja seu ponto mais forte, ele é um bom apoio para quem tem essa facilidade e acaba ajudando bastante a desenrolar vendas com clientes mais resistentes. Às vezes, ele precisará consultar seu supervisor em questões de negociação do preço, mas, no final, concluirá o processo muito bem.

Vendedor negociador

Mesmo que o conhecimento técnico não seja seu forte, o vendedor negociador tem o poder de persuasão aguçado. Com muito carisma e cuidado, ele é capaz de fazer excelentes negociações, com impacto direto no número das vendas diretas.

O perfil negociador consegue vender mesmo os produtos que precisam ter uma saída mais urgente e envolver o consumidor com bons descontos e facilidades de pagamento. Tudo com muito carisma.

Vendedor caçador

Ele consegue identificar novas oportunidades pelo caminho pode ser considerado um caçador. Esse profissional tem importantes habilidades consultivas, as quais permitem descobrir alternativas para induzir a venda, mesmo que ela não esteja explícita.

Além disso, o vendedor caçador é pontual em suas soluções e não tem dificuldade alguma de perceber as necessidades primordiais de seu cliente. Suas ações metódicas levam a um atendimento preciso e objetivo, sem muitas delongas.

Vendedor hard worker

Trabalho duro é realmente o sobrenome desse tipo de vendedor. Antes de qualquer coisa, seu intuito é vender. Por vezes, eles nem mesmo promovem seus produtos ou trabalham a prospecção, pois estão muito ocupados pensando em como fechar a venda.

Eles ligam para o cliente que prometeu voltar, constroem network e têm uma boa lábia. Encontram brechas de venda até em uma simples conversa com amigos e conhecidos. Geralmente, suas vidas pessoal e profissional caminham muito próximas.

Como posso desenvolver esse perfil?

Acima de tudo, lembre-se de que a função do vendedor é servir ao cliente. Ele precisa entender, no ato da compra, tudo o que a empresa oferece. Se você está na equipe é porque consegue fazer isso e nunca pode deixar o pensamento de lado.

Pense sobre suas habilidades: quais delas você considera as mais interessantes? Ao definir isso, você pode buscar cursos e workshops que trabalhem ainda mais o que você já tem como vantagem.

Mantenha-se atento aos feedbacks! Afinal, ninguém melhor do que seus colegas e seus clientes para dizer qual perfil eles identificam em você.

Como ser um bom vendedor e aproveitar minhas características?

Identificou o seu perfil dentre os tipos acima? Então agora, se você quer vender, é hora de incrementar suas características. Assim, os números de venda serão um diferencial e você será reconhecido pelo que faz de melhor.

Siga um processo

Convencer não é a palavra-chave para vender. O consumidor não compra por acaso, e sim porque o vendedor estabeleceu um processo que o levou a concluir a compra. Dessa forma, você precisa persuadi-lo por meio das suas características e sempre estudar qual é o interesse real do cliente para uma venda linear e garantida.

Exercite sua capacidade de planejamento

Por mais que o perfil do público-alvo seja claro, clientes fora do padrão aparecem a todo momento e é preciso atendê-los da melhor maneira possível. Por isso, esteja apto a fazer planejamentos rápidos sempre que precisar desviar a sua rota de vendas. Não tenha medo de pedir ajuda aos colegas e orientação ao gestor sempre que necessário.

Seja empático

Como você gostaria de ser atendido? Coloque-se sempre no lugar do cliente para saber como atendê-lo. Em seguida, veja como seu perfil pode ser colocado em prática para gerar uma boa experiência. Quando você pensa no outro, fica mais fácil ampliar as suas visões e visualizar as oportunidades.

Seja qual for o seu perfil de vendedor, lembre-se de que a confiança do cliente é o seu melhor resultado. Portanto, sempre mantenha uma postura respeitosa e paciente e tenha total disponibilidade para resolver qualquer circunstância.

Essas informações ajudaram no seu trabalho? Para acompanhar mais artigos como esse e se manter sempre atualizado, curta a nossa página no Facebook!