LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Conheça 8 ótimas dicas para freelancers!

Conheça 8 ótimas dicas para freelancers!

Freelancers são trabalhadores autônomos que atuam a partir de casa ou de qualquer outro lugar. Esse modelo de trabalho engloba as mais diferentes áreas e, dentre as mais comuns, podemos citar a criação de conteúdo para redes sociais, a redação de posts para blogs e a revenda de produtos online.

Como freelancer, você tem um contato direto com os seus clientes e não tem um “chefe”. Dessa forma, dá para fazer os seus próprios horários e organizar a sua rotina como quiser. No entanto, seja como seu trabalho principal ou apenas uma alternativa para aumentar a sua renda, os lucros só vêm com organização e dedicação.

Pensando nisso, vamos apresentar a seguir 8 dicas para freelancer que vão te ajudar a começar e manter a sua carreira nesse segmento. Confira:

1. Escolha uma área do seu interesse

Um dos fatores mais importantes na sua escolha de uma área para trabalhar como freelancer é optar por algo que você goste.

Obviamente, ir para um campo no qual você já tenha experiência ou formação pode ajudar. Porém, se não é um segmento do seu interesse, os resultados provavelmente não serão tão satisfatórios.

Na carreira de freelancer, é possível experimentar e aprender sobre inúmeras áreas diferentes. Com o tempo, você vai identificar qual tipo de trabalho te agrada mais e vai conhecer as melhores formas de lidar com cada mercado e público.

2. Conheça o mercado

Entender bem sobre a sua área de atuação é fundamental para ser um freelancer de sucesso. Por isso, vale à pena pesquisar e estudar bastante sobre ela. Como o mercado está sempre inovando, é também muito importante que você se atualize e fique por dentro das novidades do seu segmento.

O ramo de freelance vem ganhando espaço nas mais diferentes áreas. No entanto, atente-se para quais delas estão crescendo mais rápido. Existem algumas que têm se destacado mais ultimamente, como a criação de conteúdo, o e-commerce e o desenvolvimento móvel.

Pesquise e se informe sobre as condições atuais do mercado de trabalho em que você vai atuar. Veja quais são as faixas e médias de preços que os outros freelancers estão cobrando e os valores que os clientes têm oferecido. Isso vai te dar uma noção melhor a respeito dos seus próprios investimentos e preços.

É importante trabalhar com segmentos do seu interesse, mas também é uma das mais valiosas dicas para freelancer que se explore, conheça e invista em coisas novas.

Seguindo esses passos, você terá mais chances de fazer um trabalho diferenciado, com a dose de qualidade e inovação que precisa para se destacar.

3. Faça contatos para divulgar o seu trabalho

É muito comum que os primeiros trabalhos sejam conseguidos por meio das indicações entre os seus contatos. Recorra às pessoas com quem você convive (como colegas, amigos e familiares) para indicarem os seus serviços.

Também é muito válido que você entre em um círculo de freelancers. Participe de eventos e tenha conheça outras pessoas do seu segmento. Com o tempo, as indicações começarão a acontecer naturalmente.

Uma das formas mais eficientes de divulgação é através das redes sociais (como Pinterest, Instagram e Facebook) ou da criação do seus próprio portfólio e blog (existem várias ferramentas online que ensinam a criar esses recursos).

Com isso, o seu trabalho terá maior visibilidade e mais pessoas poderão chegar até você.

4. Crie uma rotina e estabeleça suas metas

Como esse modelo de trabalho é autônomo e não possui horários nem rotina determinados, você pode acabar se perdendo facilmente na organização. Por isso, é importante ter o cuidado de se disciplinar.

Uma das melhores dicas para freelancer é o estabelecimento de horários ou partes do dia para se dedicar ao trabalho, além de planejar e organizar o que será feito.

Freelancers também não têm salários fixos, por isso é importante ter cuidado também com a organização financeira.

Por isso, crie metas de produção, sendo elas diárias, semanais ou mensais — já que você recebe proporcionalmente ao que produz. As planilhas financeiras também são uma ótima forma para você se organizar.

5. Não se restrinja à região ou à quantidade de projetos

Um dos benefícios do trabalho como freelancer é que, na maioria das vezes, é possível resolver tudo à distância.

As tarefas e atividades costumam ser oferecidas e entregues pela internet, o que permite que você consiga trabalhar com empresas e clientes das mais diversas regiões. Por isso, não é necessário se restringir apenas às oportunidades da sua cidade ou estado.

Outro ponto positivo é que você pode se envolver com vários projetos ao mesmo tempo.

Além de poder escolher mais de uma área do seu interesse, há também a possibilidade de trabalhar em atividades diferentes do mesmo segmento e até da mesma empresa. Alguns clientes costumam gerenciar projetos, mas contratam freelancers para desenvolvê-los.

6. Saiba quando dizer não

As oportunidades são cada vez mais amplas, mas lembre-se de aproveitá-las sem se sobrecarregar.

É normal se empolgar e querer pegar todas as tarefas possíveis, mas o acúmulo pode trazer grandes prejuízos para o seu rendimento e para a qualidade dos próprios projetos.

Por isso, é importante saber quantos trabalhos você consegue pegar ao mesmo tempo.

7. Não tenha medo de perguntar

Dúvidas sobre os projetos e tarefas são comuns e não há nada de errado em perguntar. Não tenha medo de tirar suas dúvidas, caso você não tenha compreendido algo. Acredite: vale mais a pena do que ter que refazer um trabalho.

8. Não desista cedo demais

Os primeiros trabalhos são os mais difíceis de conseguir, mas você vai chegar lá. Os resultados vão aparecendo com o tempo e, por isso, é importante que você seja persistente.

O trabalho de freelancer abrange as mais diferentes áreas e possibilidades, permitindo que você esteja sempre aprendendo coisas novas. Além disso, ele pode ser uma ótima saída para os tempos de crise como o atual, já que ajudam a incrementar a sua renda.

Gostou das nossas dicas para freelancer? Acompanhe mais dicas pelo nosso Facebook e Instagram.