LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Como vender pelo Facebook? Confira essas 7 dicas essenciais!

Como vender pelo Facebook? Confira essas 7 dicas essenciais!

O número de usuários no Facebook é enorme: são milhões de pessoas conectadas aqui no Brasil, e os números só aumentam.

Podemos dizer que, hoje em dia, são poucas as pessoas que não possuem uma conta na rede social. Por isso, é grande também o número de empresas e marcas que exploram esse universo em busca de clientes e sabem muito bem como vender pelo Facebook, aproveitando as suas diversas vantagens.

Mas, se você ainda não vende pelo Facebook e tem dúvidas sobre como começar, não precisa se preocupar. Elaboramos esse artigo para você! Separamos 7 dicas que vão ajudar no trabalho de divulgação na rede e no fechamento de vendas. Isso certamente será um diferencial para o seu negócio! Confira.

1. Crie anúncios de forma segmentada

Os anúncios orientados de forma segmentada são os que atingem de forma direta as necessidades e desejos de um público específico. Para criar segmentação é fundamental conhecer o perfil do consumidor. De outra maneira, será muito difícil ser direto e efetivo em sua estratégia de conteúdo.

Quanto mais você conhecer o público, mais fácil será para produzir e entregar conteúdos alinhados aos interesses dele — portanto, relevantes. A criação de uma persona é o melhor caminho.

Uma persona é a representação do seu consumidor ideal e pode ter muito mais do que apenas idade, gênero e classe social. É preciso delinear a fundo quem é essa pessoa, seus interesses, seus problemas, seus objetivos e outros pontos do seu comportamento.

Esse perfil pode ser desenvolvido tendo como base os dados coletados em pesquisas online ou por meio de interações dos compradores, reais ou virtuais.

Quando um usuário curte uma página comercial no Facebook, é possível obter dados comportamentais e demográficos com a ajuda do Facebook Audience Insights. Essa é uma ferramenta analítica, disponível para empreendedores, que verifica o público de interesse para o seu negócio.

2. Use a geolocalização

Direcionar anúncios pela localização ajuda você a encontrar possíveis clientes próximos à área de atuação da empresa. É possível localizar a audiência pelo país, estado, cidade, CEP e também pelo endereço da empresa.

Dessa forma, não é preciso que o usuário forneça o endereço por meio do contato ou do preenchimento de formulário, o que facilita bastante a segmentação.

3. Realize promoções na página da marca

Sendo uma alternativa de investimento baixa que agrada aos seguidores, promoções são ótimas para engajar usuários a uma marca. Por exemplo, você pode pedir três regras básicas como: curtir a página, compartilhar a postagem e marcar três amigos no post da promoção. Assim, o alcance da marca já aumenta.

No entanto, o formato não precisa ser necessariamente esse. Tudo depende do público-alvo. Algumas marcas preferem concursos culturais a sorteios. É interessante saber as preferências do público antes de decidir o formato da promoção.

Você pode aproveitar as datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães e até o carnaval para realizar ações promocionais específicas. Atente-se para a autorização da Caixa Econômica Federal quando realizar sorteios ou concursos. Caso contrário, sua página poderá ser penalizada.

4. Use técnicas de copywriting

Chamamos de copywriting uma espécie de técnica usada para persuadir os usuários a realizarem uma ação, seja qual for. Por exemplo, uma compra, o download de algum conteúdo ou mesmo o pedido para curtir a sua página.

É com o apoio de um bom texto que os visitantes da página são convencidos a realizar a ação, que precisa estar alinhada ao produto ou serviço que você oferece no mercado. É preciso usar artifícios que “quebrem” as objeções do usuário, a fim de que ele se convença de que sua oferta será vantajosa para ele.

O gatilho de escassez, por exemplo, cria valor para um item vendido e motiva o usuário pela condição limitada do produto. É possível que o consumidor realize a compra por pensar que não terá outra oportunidade para isso.

Acima de tudo, mostre que a sua empresa se importa com o cliente. Mantenha o canal de comunicação aberto e deixe que ele saiba disso, oferecendo possibilidades de contato em seu texto. Essa técnica com certeza te ajudará a vender pelo Facebook.

5. Invista na aparência do seu anúncio

Não importa qual o tipo de serviço ou produto que você oferece, os anúncios devem ser atrativos para o público. Afinal, a concorrência é grande. Uma dica para persuadir os usuários a não só visitar o site, mas também a realizar compras, é utilizar boas imagens.

A mente responde mais rapidamente às imagens do que aos textos. Um anúncio sem imagem pode passar completamente despercebido pelos usuários. Quase tudo na internet é visual. É importante que as imagens sejam de qualidade e que elas sejam bem iluminadas e convidativas.

De preferência, produza você mesmo as imagens. Usar material de banco de dados ou em domínio público indica pouca personalização, como se o que você vende fosse algo genérico. Não é conveniente usar elementos apelativos ou chocantes, mesmo porque as políticas do Facebook precisam ser respeitadas.

O fundamental é que a imagem esteja relacionada ao seu produto ou serviço, assim a mensagem será clara para os clientes em potencial.

6. Invista em uma comunicação humanizada

Nada melhor para gerar confiança do que a aproximação entre marca e cliente. Curtidas e comentários podem ajudar a converter e a vender mais pela rede social.

Que tal promover uma conversa com os usuários em alguma postagem a respeito do lançamento de um produto? Ou oferecer descontos a quem publicar comentários a respeito de algum produto que adquiriu?

As interações dos usuários com o conteúdo da página no Facebook podem ser humanizadas, de acordo com o público. Respostas personalizadas e atenciosas fazem com que a pessoa se sinta não só próxima, mas também importante para a empresa. É diferente de ser “só mais um cliente”.

7. Acompanhe os resultados

A melhor maneira de saber se as suas estratégias estão dando certo é acompanhar e medir os resultados. O Facebook oferece diversos relatórios com estatísticas para que o empreendedor saiba o número de visitantes da página, quem são as pessoas que mais comentam, quem compra, qual o nível de engajamento dos usuários, entre outros.

Caso os índices estejam baixos, você poderá rever as estratégias e elaborar novas ações para atingir um maior número de clientes. As campanhas serão otimizadas e a empresa não gastará mais do que deve em marketing.

Seguindo esses passos, você com certeza saberá como vender pelo Facebook e o sucesso do seu negócio estará garantido!

O que achou dessas dicas? Gostou e quer continuar lendo sobre o assunto? Então aproveite para saber um pouco mais sobre vendas pelas redes sociais.