LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Como ter mais oportunidade de vendas sendo um revendedor?

Como ter mais oportunidade de vendas sendo um revendedor?

Mesmo em tempos de crise, as oportunidades de vendas não param. Algumas demandas podem até diminuir, mas para aqueles vendedores que conhecem muito bem seus clientes e seus produtos, sempre é possível encontrar uma chance de oferecer a mercadoria ideal a quem precisa dela.

Para quem é revendedor e possui diversos itens à venda, fica até mais fácil se adequar aos desejos e necessidades dos consumidores, buscando oferecer sempre os produtos que proporcionam o benefício que o cliente procura.

Entretanto, dificilmente os consumidores vão bater à sua porta pedindo para ver o que você tem a oferecer. Então, cabe ao revendedor se empenhar em identificar todas as oportunidades de vendas e usá-las a seu favor, por meio de muito trabalho.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas dicas. Confira!

Organize sua rotina

Antes de mais nada, um bom vendedor deve ser organizado. Não adianta querer atender a tudo e a todos sem o mínimo de organização, pois assim fica mais fácil se perder no meio do caminho, desperdiçando também muitas oportunidades de negócio.

Portanto, crie processos bem estruturados de venda e pós-venda. Faça um planejamento semanal, em que tenha definidos os horários e as datas em que você deve entrar em contato com os clientes, com os fornecedores, fazer verificações e tudo mais o que for necessário para o andamento do seu trabalho.

Procure usar uma agenda física ou virtual para auxiliá-lo nisso. A gestão da informação e do tempo é fundamental para o seu sucesso, além de evitar que seu trabalho atrapalhe sua vida pessoal, gerando mais estresse.

Aproveite sua base de clientes

Conseguir novos consumidores não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, não desperdice a base de clientes que você já possui, ainda que ela tenha sido adquirida pela venda de outros produtos.

É claro que você não oferecerá uma mercadoria que com certeza não vai interessar seu antigo consumidor. Mas se, por exemplo, você vendia cosméticos a alguém e agora revende roupas, entre em contato com sua base de clientes para que eles saibam que podem procurá-la.

Uma boa maneira de manter seu público é por meio do e-mail marketing. Porém, lembre-se de criar conteúdos interessantes e enviar apenas a quem realmente é um consumidor em potencial. Assim, você evita que seus e-mails sejam jogados na caixa de spam.

Defina seu público

Sempre que você for começar a trabalhar com a revenda de um novo produto ou segmento, é essencial fazer a definição do público que deseja captar.

Essa definição vai ajudar bastante na hora de divulgar as suas marcas e produtos, além de não gastar seus esforços e investimentos de marketing e publicidade com pessoas que não terão interesse no que você tem a oferecer.

Pesquise bastante e conheça bem o mercado e os consumidores da sua marca e dos produtos do mesmo segmento e foque seus esforços nesse público em específico.

As redes sociais, por exemplo, são uma excelente forma de divulgação e que provavelmente vão fazer parte da sua estratégia. Porém, cada uma delas possui suas particularidades e seu público específico.

Então, saiba muito bem onde os seus clientes estão e use todos os caminhos possíveis para chegar a eles.

Venda a solução de um problema

Saber escutar o cliente é uma das principais qualidades de um ótimo vendedor. É na hora em que ele realmente coloca atenção ao que o consumidor está dizendo, que vai entender o que essa pessoa deseja.

Se você vai encontrar um cliente para oferecer seus produtos ou ainda se você quer deixar seus contatos à disposição, esteja preparado para esclarecer as principais dúvidas do seu público e, principalmente, escute o que eles têm a dizer.

Dessa maneira, você poderá usar todas as informações dele a seu favor, facilitando e muito o processo de venda. Faça um discurso personalizado e venda a solução do problema do seu cliente, não apenas um produto.

Nesse momento, depois de ouvir o consumidor, apresente o valor da sua mercadoria e os benefícios que ele terá ao adquiri-la. Uma camiseta, por exemplo, não é apenas algo para ele se vestir, mas sim uma peça de roupa que vai deixá-lo mais estiloso. Um cosmético, na realidade, vende a promessa de beleza e por aí vai.

Fidelize seus clientes

Conquistar novos clientes não é fácil, e mantê-los também não. Essa tarefa se torna ainda mais complexa nos dias de hoje, em que a oferta de produtos e serviços é extremamente alta e com apenas um clique os consumidores podem encontrar outro concorrente.

É aí que surge a necessidade de ter um diferencial, de mostrar para o público as vantagens que ele terá ao comprar de você. Muitos revendedores investem no cuidado com o atendimento e no relacionamento com o cliente, para se destacarem no mercado.

Estratégias de pós-venda — como enviar e-mails para saber se a pessoa está satisfeita com o produto, demonstrar interesse em manter um bom relacionamento, oferecer cupons de desconto, convidar para eventos, dentre outras ações — podem fazer toda a diferença.

Se você tiver poucos clientes, o contato pode até ser mais próximo, como por meio do WhatsApp, desde que os consumidores autorizem a comunicação por esse canal. Adicioná-los em grupos em que terão contato com as novidades da sua marca também pode trazer bons resultados, além de possibilitar maior interação entre as pessoas.

Ofereça ofertas e promoções no momento certo

As datas sazonais também nos trazem diversas oportunidades de vendas, e estar sempre atento a elas é fundamental para vendedores e revendedores.

Não falamos aqui apenas de datas comerciais — como dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados — mas também em mudanças de estação ou até acontecimentos que estejam em evidência no país, na cidade ou no bairro.

É muito importante estar sempre atualizado com o que acontece no mundo e criar um calendário de promoções e ofertas antecipado, pois somente com planejamento será possível atender a essas demandas com o mínimo risco de prejuízo.

Quer estar sempre por dentro das nossas dicas para aumentar suas oportunidades de vendas? Então, sigas as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube!