LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Como ser bem-sucedido? Entenda a mentalidade de pessoas de sucesso

Como ser bem-sucedido? Entenda a mentalidade de pessoas de sucesso

Você certamente admira ao menos uma pessoa que alcançou o sucesso, certo? Pode ser uma escritora famosa, um empreendedor de renome ou mesmo alguém próximo que conquistou seus objetivos e hoje colhe os frutos de tanto empenho. É fato: histórias de pessoas bem-sucedidas costumam inspirar. Especialmente aquelas com grandes trajetórias de superação.

Mas o que você talvez ainda não tenha percebido é que grandes ídolos, por mais extraordinários que sejam, são pessoas. E, nessa condição, tiveram que adotar uma série de atitudes e estratégias em seu comportamento para chegarem aonde queriam. Pessoas bem-sucedidas evitam ações que as sabotem e encaram a vida com pés no chão, mas muito otimismo!

Assim, é uma postura positiva diante do mundo que, muitas vezes, é decisiva na jornada rumo ao sucesso. É claro que a caminhada é mais complicada para algumas pessoas do que para outras. Há quem tenha contado com uma série de privilégios desde sempre. Mas a atitude de se valorizar e trabalhar para aprimorar a si mesmo é a melhor maneira de se empoderar, concorda?

Pensando nisso, reunimos uma série de comportamentos que fazem parte da mentalidade de pessoas de sucesso. Se você quer saber como ser bem-sucedido, confira nossa lista e comece hoje mesmo a rever suas atitudes. Vamos lá?

Sabem quem são

Pessoas de sucesso sabem exatamente quem são, quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. Assim, conseguem fazer o melhor uso de suas potencialidades e tornam alguma característica peculiar sua marca registrada.

O autoconhecimento traz consigo, também, o impulso para se aprimorar sempre e a segurança necessária diante dos desafios. Conhecer a si mesmo é se libertar dos seus próprios limites.

Focam no caminho, não no destino

As metas são importantes? É claro! Afinal, é um traço das pessoas bem-sucedidas terem um objetivo claro e trabalharem incansavelmente para conquistá-lo. Mas a diferença é que, em vez de pensar o tempo todo no destino, o bem-sucedido pensa no caminho.

Como conseguir o que quero? O que preciso fazer para chegar até lá? Mais ainda, a pessoa de sucesso enxerga pequenos desvios no caminho não como um erro de percurso, mas sim como algo necessário para o próprio crescimento. O processo importa mais que o resultado.

Tomam iniciativa

Sabe aquela pessoa que vive esperando as coisas acontecerem e nunca está muito disposta a dar o pontapé inicial em nenhum projeto? Essa definitivamente não é uma atitude da pessoa bem-sucedida. Ao contrário, a postura é outra: é preciso fazer acontecer.

Pessoas dinâmicas e que acreditam naquilo que estão fazendo tomam iniciativa e dão a cara a tapa, como se diz popularmente. Ninguém que começou de baixo chegou ao topo cruzando os braços e esperando que tudo acontecesse de forma espontânea.

Inovam sempre e sem medo

Desafiar o que já existe é um comportamento típico das pessoas de sucesso. Aquela máxima de pensar fora da caixa é um objetivo diário. “Que novas soluções eu posso oferecer para um velho problema?”. “Esse jeito funciona, mas como melhorar o que já é bom?”.

O indivíduo bem-sucedido é um eterno insatisfeito, isso num bom sentido. Não se conforma facilmente e está sempre atrás do novo, do impensado. E é dessa sensação que foram feitas as grandes invenções da humanidade e os projetos que mudaram nossas vidas para sempre.

Exigem muito de si (mas sabem se perdoar)

É muito raro que a história de alguém bem-sucedido seja assim: “ah, eu estava focado em outras coisas, na verdade, nem queria muito, mas acabou acontecendo”. Esses casos representam a exceção da exceção. A verdade é que a pessoa de sucesso é exigente consigo mesma.

Isso significa disciplina, comprometimento e, convenhamos, perfeccionismo. O grande problema é que pessoas com essas características podem ser tão duras consigo mesmas que acabam matando suas próprias ideias antes mesmo de elas germinarem.

Por isso, aprender a se perdoar é essencial. Quem é bem-sucedido sabe que o erro faz parte da caminhada, é previsível. Então, pode até se lamentar, mas não o suficiente para estancar seu impulso de tentar novamente.

Definem metas reais

Sonhar grande é um excelente começo mas, para conquistar o sucesso, metas precisam ser estabelecidas. E elas precisam ser reais e tangíveis ou o resultado será um conjunto de frustrações e a sensação de incapacidade.

Planejamento e organização são grandes aliados da pessoa de sucesso. Por isso, estabelecer objetivos claros e estratégias para alcançá-los é tão importante, assim como o tempo previsto para que isso aconteça. Acompanhar resultados também é uma postura madura e produtiva, pois permite ajustes.

Reconhecem que nunca sabem tudo

Se o seu grande exemplo de sucesso acha que é autossuficiente e já sabe tudo, é melhor rever seus conceitos. As pessoas, de fato, bem-sucedidas reconhecem que precisam aprender sempre e não se fazem de desentendidas. Investem tempo e disposição para se aprimorarem constantemente.

Sempre há o que aprender e essa humildade é que faz com que um indivíduo cresça. Ser um aprendiz incansável aproxima o sucesso. A pessoa bem-sucedida, ainda, não se cansa de fazer perguntas e as faz para as pessoas certas.

Tiram lição de cada experiência, boa ou ruim

Um projeto foi bem recebido e o resultado foi um sucesso? Ótimo, foi possível testar alternativas e descobrir que as escolhas deram certo. Recebeu uma crítica, algo escapou, uma experiência foi ruim? Tudo bem. Por mais que doa, ela também resulta num aprendizado.

As pessoas bem-sucedidas sabem que todo percurso é feito de altos e baixos. Por isso, em vez do sentimento de derrota e tristeza diante de uma decepção, um erro ou uma experiência negativa, subvertem aquilo e tomam como ensinamento.

São resilientes

Resiliência é a capacidade de se adaptar rapidamente às intempéries e superar obstáculos, não desistir diante dos erros, seguir adiante. Essa postura é fundamental para quem quer ser bem-sucedido, pois nem sempre o acerto é de primeira.

A forma como o indivíduo lida com os problemas e com a pressão é decisiva. Qualquer situação pode ser um pesadelo se a encaramos dessa forma. Mas, tendo atitude positiva e resiliente, a pessoa bem-sucedida rapidamente se levanta das quedas e não se deixa abater.

Seja qual for o seu sonho ou objetivo, o segredo de como ser bem-sucedido está na sua mentalidade e na forma como você encara a si mesmo, as situações, as pessoas e o mundo. Se você percebeu que está fazendo tudo ao contrário do que dissemos aqui, dá tempo de avaliar as atitudes e seguir sua caminhada rumo ao sucesso!

E você, gostou das nossas dicas? Que tal compartilhar nosso conteúdo nas suas redes sociais e inspirar seus amigos e amigas?