LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: Carreira paralela: você sabe quais são as vantagens?

Carreira paralela: você sabe quais são as vantagens?

O mercado de trabalho atual é extremamente versátil, onde ganha quem for o mais desenvolvido. Isso exige dos profissionais uma grande quantidade de habilidades que, por vezes, podem nem mesmo estar relacionadas à primeira vista. Por esse motivo, vemos cada vez mais trabalhadores se dedicando a uma carreira paralela à que têm por padrão.

Em grande parte, isso também se deve ao avanço da tecnologia, que hoje permite que diversas funções sejam desempenhadas à distância, bastando apenas ter um computador com acesso à internet, o que facilita bastante uma jornada dupla de trabalho.

Uma carreira paralela, por fim, nada mais é do que o exercício de mais uma atividade profissional, distinta de seu ofício principal e normalmente em outra área ou segmento. Neste post, explicamos todas as modalidades que configuram uma carreira alternativa e separamos os maiores benefícios que essa prática pode trazer tanto para sua vida profissional quanto para o lado pessoal e financeiro. Confira:

Escolhendo uma carreira paralela

Existem muitas maneiras de se lançar em uma nova carreira, e abrir o seu próprio negócio é uma delas. Há muita gente que sempre teve vontade de empreender, mas acaba adiando esse plano por medo de largar o seu emprego e falta de um planejamento adequado.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que, com a facilidade da internet, tornou-se muito mais prático encontrar negócios com horários flexíveis ou até mesmo a possibilidade de trabalhar no modelo home office.

Para os mais ousados e criativos, criar um negócio completamente novo também é uma ótima chance de se destacar no mercado, trabalhar com o que gosta e criar mais oportunidades.

Tornar-se um revendedor de produtos é mais uma opção que não vai atrapalhar o seu emprego principal, já que você pode se dedicar a essa função fora do horário comercial, o que pode ser até uma vantagem para os seus futuros clientes — que possivelmente não possuem muito tempo disponível.

Além disso, a revenda de produtos é um nicho que está fazendo muito sucesso na internet, contando com plataformas e aplicativos específicos para isso ou ainda te dando a possibilidade de criar a sua própria loja virtual.

Conhecendo as vantagens

Achou interessante a ideia de buscar uma nova profissão sem deixar de lado o seu atual emprego? Veja agora alguns dos benefícios em apostar em uma carreira paralela!

Renda extra

O seu salário não é exatamente o que você achou que ganharia nesta fase da vida? Acalme-se: isso não acontece apenas contigo, e é por isso que garantir uma renda extra para cobrir os gastos mensais é o principal benefício que faz com que muitas pessoas busquem iniciar uma carreira paralela.

Além disso, juntar dinheiro para a aposentadoria ou até mesmo para a conquista de alguns objetivos a curto ou longo prazo — a compra de um veículo, um imóvel, uma grande viagem ou o pagamento de uma faculdade, por exemplo — são outros fatores que levam os trabalhadores a assumir mais um compromisso profissional.

Crescimento pessoal

O ser humano possui uma série de interesses distintos, e dificilmente apenas um trabalho vai englobar todos eles. Precisamos de desafios, isso é fato. Entretanto, não é sempre que o seu ambiente de trabalho pode te proporcionar isso, o que pode gerar desânimo e te fazer dar uma estagnada na carreira.

Em um segundo trabalho, você vai conviver com outras pessoas, aprender coisas novas, estar em contato com ambientes diferentes e ter novos desafios e metas que também contribuirão para o seu crescimento pessoal — afinal, são as experiências que nos fazem crescer.

Aprimoramento profissional

Muitas competências profissionais podem ser aprimoradas durante o desempenho de uma função paralela, como a flexibilidade e a facilidade de adaptação.

Nesse ofício alternativo, por exemplo, pessoas que não têm contato direto com clientes em seu emprego principal podem desenvolver competências como a paciência, persuasão e habilidade de falar em público ao ter que trabalhar com vendas ou atendimento ao cliente.

Satisfação

Nem sempre o que mais gostamos de fazer é o que nos vai render um bom salário. Por esse motivo, muitas pessoas acabam escolhendo profissões que garantem um ganho mensal maior em vez de trabalhar com aquilo que lhe dá prazer.

Diante deste cenário, uma carreira paralela é a oportunidade de obter a tão sonhada satisfação, seja transformando um hobby em uma atividade que possa ser remunerada ou tendo um segundo trabalho em um local que proporcione um propósito a ser seguido, o que muitas vezes faz falta na carreira inicial.

Maior segurança

Por mais estável que seja um emprego, nós nunca sabemos o dia de amanhã. Contar com uma segunda carreira, que promove, além de outra fonte de renda, o aprendizado de outro ofício, é uma maneira de estar mais seguro diante das mudanças que ocorrem no mercado e nas empresas.

A grande diferença entre uma carreira paralela e uma segunda fonte de renda é que, com uma carreira paralela, você precisa se dedicar continuamente. Ou seja, fazer algumas vendas ou criar peças apenas quando se têm tempo disponível, sem uma constância, é apenas uma atividade extra.

Para ter uma segunda carreira, é preciso ter muita dedicação, esforço e disciplina para levá-la a sério, assim como você leva o seu trabalho principal.

O mais indicado é refletir bastante, buscar uma atividade com a qual você se identifique e apenas tomar a decisão de ter um novo trabalho depois de analisar e planejar bem o seu tempo e a sua rotina.

O importante aqui é não deixar que tal atividade atrapalhe o seu rendimento e crescimento em sua carreira principal e nem te prive de momentos de descanso e lazer com sua família e amigos. Porém, um bom planejamento já é capaz de resolver isso.

Para quem deseja mudar de profissão de vez, adotar uma carreira alternativa também pode funcionar bem durante um período de transição, onde a pessoa se prepara financeira e psicologicamente para que depois, já com mais certeza e maturidade, possa abandonar o antigo trabalho e se dedicar apenas ao novo ofício.

Gostou de entender melhor como é ter uma carreira paralela e quer ter acesso a mais matérias como essa? Siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!