LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: 8 livros sobre vendas obrigatórios para empreendedores

8 livros sobre vendas obrigatórios para empreendedores

Adquirir conhecimento é importante em qualquer setor. Para que um empreendedor permaneça ativo no mercado, competindo com os demais, é essencial manter-se informado e atualizado a respeito das tendências e inovações. Só assim é possível acompanhar o ritmo rápido das mudanças e compreender as exigências dos consumidores.

Nada melhor que um bom livro recheado de informações úteis para auxiliá-lo nessa tarefa. Se você não sabe por onde começar uma leitura ideal, não precisa se preocupar. Neste post, separamos oito bons livros sobre vendas para quem precisa aumentá-las ou deseja começar a atuar no ramo, inclusive no e-commerce.

Acompanhe as dicas e escolha qual deles será o primeiro da sua lista de leituras do ano!

1. Do Fracasso ao Sucesso em Vendas, de Frank Bettger

A obra de Frank Bettger tem como mensagem principal a ideia determinante de que vender não é somente a oferta de um produto ou de um serviço, é muito mais que isso. Para o autor, as vendas compreendem um universo que requer maior conhecimento de quem consome ou compra com você, visando a oferecer aos clientes exatamente o que desejam.

Bettger começou no ramo de vendas em uma empresa de seguros, na qual era considerado um fracassado, e tornou-se um dos vendedores mais bem pagos da América. As dicas do seu livro são baseadas nessa trajetória.

Outro ponto tratado por Bettger é a necessidade de ter entusiasmo e confiança para superar e dominar o medo.

2. A Loja de Tudo, de Brad Stone

A história da maior rede varejista do mundo, a Amazon, é contada nesse livro de Brad Stone. Nele, também é trazida um pouco da biografia de Jeff Bezos, o fundador da rede, com detalhes tão profundos como os relatos pessoais da sua vida.

As transformações que a Amazon provocou no universo do varejo são também apresentadas na obra, bem como todos os esforços do fundador para provocar revoluções no setor varejista. E conseguiu: a Amazon foi uma das maiores apostas on-line e acabou por transformar a forma de ler de muita gente.

3. Otimização de Conversão, de Khalid Saleh e Ayat Shukairy

Para quem trabalha no e-commerce, esse é um livro que pode ser muito interessante. Tudo o que pode chamar a atenção do consumidor on-line é abordado pelos autores Khalid Saleh e Ayat Shukairy — imagens, botões, cores, menus, entre outros.

A questão trazida pelo livro é a seguinte: como, na venda on-line, não existe quem argumente a favor do produto, é preciso provocar estímulos voltados para a conversão, direcionando o consumidor até a conclusão da venda. A persuasão é fundamental na decisão de compra.

Além disso, o livro traz conteúdos relevantes em referência ao marketing digital, que, hoje em dia, é fundamental para aumentar o tráfego no site e melhorar as vendas em seu e-commerce.

4. A Cauda Longa, de Chris Anderson

O título não deixa claro que essa se trata de uma publicação relacionada ao mundo de vendas, mas é. Especialmente no que diz respeito aos mercados segmentados. O autor Chris Anderson traz insights interessantes, com exemplos de diversas áreas, como livros, música e cinema. Ele ainda faz uma reflexão a respeito da venda de produtos de nicho.

Ele diz que, mesmo que os produtos de nicho tenham baixo volume de vendas, são equivalentes, na receita total, a poucos produtos que fazem muito sucesso. É ideal para empreendedores visionários e que buscam novas oportunidades.

5. Os Segredos da Arte de Vender, de Zig Ziglar

Ziglar apresenta, nessa obra, uma série de técnicas com o objetivo de garantir reações positivas diante de outras pessoas. Considerado uma referência no mundo das vendas, o autor dá ênfase ao foco no cliente no momento de realização de uma venda. E é isso que o livro aborda, por meio de histórias que cativam em sua simplicidade.

Ele diz que, se você vai oferecer um produto ou serviço, é preciso pensar em como tal coisa poderá melhorar a vida daquele consumidor. Ziglar mostra a importância da imaginação, em todo tipo de situação, para conseguir resultados mais favoráveis.

6. Você Pode Negociar Qualquer Coisa, de Herb Cohen

Herb Cohen é uma referência no mundo dos negócios, chegando a ser considerado um dos melhores negociadores do planeta. Nessa obra, ele mostra o que é preciso para você se tornar um bom negociador.

Se você precisa aperfeiçoar as habilidades de negociação, o que é fundamental para qualquer empreendedor, a leitura é mais do que indicada. Sempre que negociar em seu trabalho, é preciso estar consciente disso.

As técnicas de negociação são tratadas no livro de Cohen por meio de uma linguagem bastante lúcida e bem exemplificadas, com situações do cotidiano. É uma leitura incrivelmente válida, ainda que centrada no contexto norte-americano.

7. Gestão de Vendas – 21 Segredos Para Alcançar o Sucesso, de José Luiz Tejon e Marcos Cobra

O livro traz pontos essenciais que precisam ser observados por todo vendedor que almeja o sucesso, como o produto, a cultura da empresa, os clientes e, claro, a concorrência. Os autores, José Luiz Tejon e Marcos Cobra, abordam maneiras de criar condições para as equipes de vendedores terem mais êxito em suas vendas e também venderem melhor.

Eles destacam a importância da liderança e da negociação no processo de vendas, integrando, no livro, a visão estratégica de uma organização e a criação de um plano de vendas, de forma a construir o papel do vendedor.

8. Satisfação Garantida, de Tony Hsieh

Todo empreendedor de e-commerce deve fazer a leitura desse livro. Percorrendo o caminho do lucro, o autor Tony Hsieh indica a experiência do cliente como o ponto principal que toda loja virtual (ou mesmo física) deve considerar, caso pretenda aumentar as vendas.

O autor é CEO da empresa de sapatos norte-americana Zappos e apresenta, na obra, diversas lições, como a construção de uma cultura que tenha foco no cliente e a necessidade do empenho de todos os departamentos de uma empresa em busca dos mesmos objetivos.

Livros sobre vendas são fundamentais para quem deseja aprender mais sobre essa área em especial. O conhecimento adquirido é parte do esforço que um empreendedor precisa fazer se quiser alcançar o sucesso e vender muito mais.

O que achou das dicas de livros do post? Já escolheu o mais interessante para começar? Compartilhe o post em suas redes sociais. Alguém pode gostar tanto quanto você dessas dicas preciosas!