LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: 7 hábitos e dicas de organização pessoal para ser mais produtivo

7 hábitos e dicas de organização pessoal para ser mais produtivo

Você já sentiu que o seu dia de trabalho não está rendendo? Existem algumas pequenas distrações do nosso dia a dia que podem fazer com que a nossa rotina não flua como gostaríamos.

Para contornar essa situação, é preciso se desvencilhar das distrações e da procrastinação e manter uma organização pessoal que alavanque a sua produtividade.

Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas que preparamos para você!

1. Organize o seu ambiente de trabalho

Não há nada pior para a produtividade que um ambiente desorganizado. É claro que existem momentos em que a ideia que você estava precisando pode surgir do caos, mas isso não deve ser tomado como regra.

No dia a dia, a melhor coisa é ter um ambiente organizado, com o qual você se sinta confortável e inspirado. O que acontece, muitas vezes, é que a bagunça da sua mesa, por exemplo, impede a sua concentração. São tantas coisas para prestar atenção que você encontra dificuldades de focar na sua tarefa.

Assim, simplifique o seu espaço de trabalho. Deixe apenas aquilo que você necessita ao seu redor e agende, ao menos mentalmente, limpezas periódicas para retirar o excesso de coisas que vai se acumulando na sua área de trabalho.

2. Defina suas prioridades no dia anterior

Uma excelente dica para você ter mais produtividade é começar a se planejar no dia anterior. Utilize aqueles últimos minutos do seu expediente — quando você já está cansado e o trabalho não rende mais — para organizar as tarefas do dia seguinte.

Assim, você consegue ser mais assertivo nas horas mais produtivas em relação àquilo que é mais importante. Quando você não dita as prioridades do seu dia, é certo que você acabará procrastinando, pois a nossa vida é cheia de distrações que podem nos consumir diariamente.

Portanto, não deixe que uma rotina desorganizada o consuma. Esteja sempre preparado para ela!

3. Utilize a regra de Pareto para sua organização pessoal

A regra de Pareto também é conhecida como a regra 80/20. Ela diz que 80% dos efeitos vêm a partir de 20% das causas. Esse é um princípio econômico, mas que constantemente também é aplicado em outras áreas de conhecimento.

Em relação à organização pessoal, o que pode se depreender é que 80% dos resultados que você deseja vêm de apenas 20% das suas ações. Ou seja, a maior parte dos resultados que desejamos obter virão de uma pequena parcela de nossas ações.

Assim, esse princípio demonstra a importância da priorização. Devemos estar constantemente revendo a nossa rotina, buscando lapidá-la e aprimorar os resultados.

Você sabe quais são as ações que produzem os maiores resultados no seu cotidiano? Essa é a hora de descobri-las e priorizá-las em sua agenda. Desse modo, você vai perceber uma melhora constante no seu rendimento.

Mas, fique atento! Naturalmente, temos a tendência de voltar a procrastinar e dar mais atenção às ações que não geram resultados. Por isso, é importante realizar esse exercício constantemente.

4. Desprenda-se do perfeccionismo

O perfeccionismo é uma característica pessoal que veste uma máscara. Em um primeiro momento, ele parece ser algo positivo, afinal aponta sempre para um aprimoramento. Porém, é muito pernicioso para a sua rotina, pois pode travá-la totalmente.

O perfeccionismo dita que sempre há algo para melhorar, o que não deixa de ser verdade, pois o aperfeiçoamento é contínuo na vida de todos nós. Porém, ele não considera que o erro faça parte disso. Para o perfeccionista errar é a morte. Mas as coisas não são bem assim.

O erro faz parte do aprendizado e somente a partir dele podemos nos desenvolver. Assim, faça de tudo para minimizar as suas falhas, mas as considere como parte do processo. Permita-se finalizar os seus projetos, mesmo que não esteja perfeito. Dessa maneira, você poderá gerar novos aprendizados e se tornar ainda melhor para o próximo.

5. Utilize bem sua manhã

A manhã é um horário muito importante para a rotina de qualquer um. É nesse momento que a sua mente está mais descansada e você é mais criativo. Sendo assim, esse é o turno que você deveria priorizar para produzir.

Precisa fazer um texto? Montar uma estratégia? Ter ideias? Acumule essas tarefas criativas para o período matinal e deixe as mais cotidianas para a parte da tarde.

Assim, procure não começar o seu dia já se imergindo em mensagens de mídias sociais ou lendo e-mails, pois isso pode distraí-lo com problemas novos que você terá que resolver durante o dia. Dessa forma, sua capacidade de criar diminuirá porque seu foco estará abalado.

Outra dica importante é não marcar reuniões durante a manhã. Reuniões costumam ser desgastantes e longas, e você não vai querer algo assim minando a hora mais criativa do seu dia. Então, busque marcar suas reuniões à tarde ou aglomerá-las todas em um único dia da semana.

6. Defina horários para se comunicar com as pessoas

Uma das maiores interrupções que há em nossa rotina são de pessoas que querem se comunicar conosco, seja por telefone, mídias sociais, WhatsApp ou até mesmo pessoalmente. Se fôssemos contar o tempo diário investido nessas trocas de mensagens, perceberíamos o acúmulo de algumas horas perdidas.

Sendo assim, você não precisa se tornar um antissocial, mas uma boa dica é definir horários para se comunicar com as pessoas. Estabeleça o hábito de responder suas mensagens e e-mails apenas em determinados horários e eduque os seus colegas sobre o seu “tempo de concentração”. Dessa forma, eles poderão respeitar o seu momento.

7. Saiba descansar

Descansar é uma prática necessária para a produtividade. É nesse momento que o cérebro consegue se recuperar de todos os estresses do dia a dia. Porém, o descanso costuma ser muito negligenciado por alguns.

Muitas vezes, perdemos horas de sono para ter mais rendimento em uma tarefa ou, mesmo quando estamos fora do ambiente de trabalho, nunca ficamos totalmente desconectados, e isso acaba consumindo momentos essenciais de descanso.

Isso pode acontecer vez ou outra, mas não deve se tornar uma rotina. Pouco a pouco, o cansaço afeta a nossa capacidade de pensar e, com o tempo, ele pode vir cobrar a conta, gerando prejuízos na sua produtividade.

Logo, respeite o seu sono e outros momentos de descanso. Tenha o seu tempo sagrado para se desprender de tudo relacionado ao trabalho. Aproveite para relaxar e se distrair, pois isso também é importante.

Com essas dicas, você certamente conseguirá obter uma rotina ainda mais produtiva e saudável. Utilize-as para agilizar suas tarefas e assim ganhar um tempo livre para investir no que quiser. Seja para ficar mais tempo com a família ou até mesmo conseguir uma renda extra por meio da revenda de produtos.

Se você gostou desse post sobre organização pessoal, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de todos os conteúdos do blog!