LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: 7 dicas para estimular a fidelização do cliente na sua loja

7 dicas para estimular a fidelização do cliente na sua loja

Estar próximo de seu consumidor é fazer com que ele se sinta importante. Quando percebe o quanto é valorizado, ele estabelece um laço ainda mais forte com o seu negócio. A partir disso, pode ter certeza de que quando precisar de algo que você oferece, não pensará duas vezes antes de visitar sua loja.

Hoje, o que não faltam são estratégias que permitam que essa história se torne realidade. A fidelização do cliente começa quando você se propõe a conhecê-lo, mas só continua quando ele encontra o que procura e se surpreende a cada nova compra.

Por isso, separamos neste artigo algumas dicas para que você aperfeiçoe esse processo de conquista e conheça seus inúmeros benefícios. Continue a leitura!

Quais são as melhores táticas de fidelização do cliente?

Fidelizar nada mais é do que transformar um cliente esporádico em habitual. Quando ele bate à sua porta em vez de ir até o concorrente, significa que você alcançou esse objetivo.

Mas como fazer isso acontecer na prática? É o que vamos mostrar agora:

1. Tenha um bom produto ou serviço

Ofertar produtos ou serviços de qualidade para seus clientes é essencial para que eles voltem sempre. E, mais do que isso, o que é vendido deve ser exatamente o que o consumidor procura.

Não se preocupe em ter o melhor e mais caro item. Na maioria das vezes, o desejo primordial do consumidor é simplesmente comprar o que ele precisa. Portanto, foque em preencher expectativas, e só depois em superá-las.

2. Ofereça atendimento de excelência

Tratar bem o cliente é outro passo para estimular sua fidelização. Gentileza e simpatia durante todo o atendimento são itens fundamentais para conquistá-lo e deixá-lo ainda mais seguro quanto à efetivação da compra.

Lembre-se de que não adianta cumprir o primeiro item desta lista se você e sua equipe não estiverem preparados para ter contato direto com quem se interessa pela sua loja. Siga a regra básica de atender como gostaria de ser atendido e com certeza o caminho para um suporte de excelência começará a ser trilhado.

3. Conheça seu cliente

É impossível ter um público fiel se você não o conhecer bem. Portanto, dedique-se em saber quem é ele, quais são suas preferências e por que ele escolheu sua empresa e não alguma concorrente. Com essas respostas, você entenderá com quem está trabalhando e quais são as melhores opções para oferecer a ele.

Não deixe em momento algum de rever esses conceitos e se atualizar sobre o consumidor, pois diante de tantas novidades no mercado, ele acaba mudando de opinião com frequência. Por isso, faça monitoramentos periódicos, aumente sua persuasão em vendas e fique sempre de olho nas últimas tendências.

4. Crie um bom relacionamento com o cliente

Depois de todo o investimento que você vez para conhecer melhor seu consumidor e divulgar a loja, é preciso correr atrás de um retorno. Ou seja, desenvolva um relacionamento com sua base de clientes para que eles continuem preferindo comprar com você.

Para isso, não deixe que eles se sintam esquecidos. Logo na primeira compra, providencie um cadastro com informações pessoais e sobre a venda feita, assim como a data de sua última visita. Por meio desses dados, você pode procurá-los antes que o procurem, para parabenizar pelo aniversário ou avisar que mais produtos como os que eles gostam chegaram novamente no estoque.

5. Desenvolva programas de fidelidade

Quando o cliente já tem o que quer e você percebe que ele está satisfeito, é hora de trabalhar para agregar mais valor à sua venda. Os programas de fidelidade ajudam muito nessa questão, então tenha cuidado para escolher recompensas que realmente levem a uma nova ação de compra por parte do consumidor.

Não se esqueça de ter uma boa estratégia de comunicação para atrair mais público. Procure também ser justo nas regras, criando determinações fáceis de atender. Com ética, responsabilidade e bons argumentos de vendas, essa dica tem tudo para dar certo.

6. Ofereça benefícios

Até agora, você pôde perceber que o princípio básico de fidelização é satisfazer o cliente. Então, prepare-se para subir um novo patamar e entregar ainda mais do que oferece. Chegou a hora de surpreender e não deixar a sua marca ser esquecida.

Para tanto, ofereça benefícios e crie um diferencial para seu negócio. De acordo com seus recursos, pense no que está mais acessível para entrar em ação: atendimento personalizado, brindes, entregas em domicílios, descontos eventuais e promoções-relâmpago são somente algumas das diversas ações que você pode fazer acontecer.

7. Dê atenção aos feedbacks

Depois de muita divulgação e foco para fidelizar clientes, é fundamental que você pare para ouvi-los. Eles estão satisfeitos? Querem dar alguma sugestão? Gostariam de se posicionar sobre algo? Procure encontrar oportunidades de venda diante desses questionamentos.

Mostrar que você se interessa pelo que eles têm a dizer também é uma forma de mantê-los sempre ao seu lado. Aproveite a abertura e veja quais feedbacks podem sair do papel, para que eles percebam que você se interessa pelo que eles acham e está disposto a atendê-los da melhor maneira possível.

Quais são as vantagens trazidas por esse processo?

Por vezes, alguns empreendedores deixam de apostar na fidelização do cliente porque não percebem as vantagens proporcionadas por esse processo. Não se junte a esse time e acompanhe a lista abaixo:

Redução de custos de captação

Criar um negócio próprio não é fácil. Todo o dinheiro que você aplica mensalmente em propaganda tem como objetivo atrair novos clientes, fazendo com que sua loja tenha uma boa circulação e, consequentemente, venda mais. Mas seus clientes fidelizados também podem fazer isso por você.

Eles têm uma gama grande de outras opções, mas preferem sempre seu negócio. E, de quebra, ainda indicarão para amigos e familiares, o que contribui ainda mais para que seu nome seja divulgado por aí.

Propaganda boca-a-boca

Essa indicação vale mais do que qualquer anúncio na televisão, no panfleto ou no jornal. Se alguém em quem confiamos diz que um estabelecimento é bom e tem produtos de qualidade, naturalmente nos sentimos instigados a conferir se o que ele diz é verdade ― e, consequentemente, realizamos a compra, certo?

Por esse motivo, a propaganda boca-a-boca é extremamente válida e uma das maiores vantagens de se fidelizar o cliente. Ela traz um retorno maior do que o esperado.

Clientes dispostos a pagar mais pelo produto ou serviço

Consumidores fiéis já se sentem à vontade dentro do seu estabelecimento. Gostam dos produtos e serviços, estão familiarizados com a equipe e sabem que você tem o que eles precisam. Sendo assim, estão mais propensos a pagar um valor maior pelo que estão adquirindo.

Tenha em mente que cliente fiel não quer se arriscar procurando outro negócio e ainda correr o risco de ficar insatisfeito. Ele prefere arcar com um aumento no preço do que passar por todo esse transtorno.

Pronto! Agora que você entende a importância da fidelização do cliente e sabe por onde começar a fazer isso, é hora de dar o primeiro passo. Coloque nossas dicas em prática e acompanhe o resultado! E para continuar vendo outras dicas e informações úteis para seu negócio, siga a Lua no Facebook, no Instagram e no YouTube!