LUA - Os melhores revendedores do mundo estão aqui
Foto: 5 truques para aumentar sua persuasão em vendas

5 truques para aumentar sua persuasão em vendas

Quem trabalha com vendas sabe que esse mercado exige algumas técnicas, paciência e muita persuasão para conseguir bons resultados. Mesmo os profissionais que trabalham há anos no ramo precisam de reciclagem constante, afinal, é sempre bom superar as expectativas e aumentar os lucros, não é mesmo?

Se você quer inovar na forma como vende ou aprender algumas técnicas para entrar nesse ramo, confira 5 truques infalíveis para aumentar sua persuasão em vendas!

1. Treine sem parar

O treinamento é fundamental em qualquer atividade ou segmento de negócio, seja para um vendedor, para um administrador ou para qualquer outro profissional.

Isso acontece porque é por meio da capacitação e da prática que as falhas são percebidas — e também os acertos, diga-se de passagem — e, com isso, o seu autoconhecimento aumenta.

Você já deve ter ouvido falar que é errando que se aprende. Mas na verdade, você aprende com a prática. Quanto mais você tentar, mais conhecimento vai adquirir.

Muitos vendedores acabam desistindo porque ouvem diversos “nãos” pelo caminho. Mas isso deve servir como um feedback enriquecedor para você. Analise por que todas essas tentativas de vendas fracassaram. Ao fazer isso, você vai encontrar suas deficiências e poderá tentar novamente, com uma abordagem nova e mais eficiente.

O treinamento permite que você chegue cada vez mais perto da perfeição — e também que conheça o seu público-alvo e melhore a sua forma de atuar durante uma venda. Outra opção a ser considerada são os treinamentos em vendas.

Procure saber se existe algum treinamento sendo oferecido e faça todo o possível para se inscrever e frequentar as aulas. Isso vai possibilitar que você conheça novos horizontes e aperfeiçoe suas técnicas de persuasão em vendas.

Enquanto não tiver nenhum treinamento presencial em vista, procure aprender lendo, vendo outros vendedores e até mesmo analisando os seus resultados mais rigorosamente. Isso ajudará a reconhecer seus pontos fracos e o que pode ser feito para melhorar.

2. Acredite no produto que você vende

Um motivo de muitas vendas fracassarem é quando o próprio vendedor não acredita que o produto que ele vende realmente funciona. Afinal, se nem ele acredita, por que seus clientes deveriam ver tantos benefícios naquele produto?

É importante que você opte por vender algo que realmente julgue bom e funcional. Ao oferecer produtos nos quais não acredita, fica difícil passar a confiança necessária ao comprador. Ele, por sua vez, vai notar logo sua falta de convicção e perceber que a oferta não é vantajosa.

Quando você acredita e demonstra o potencial da mercadoria, isso faz de você a maior vitrine do seu catálogo de produtos, o que aumenta muito as vendas e faz seu produto chegar a mais clientes.

Ao falar sobre os itens que você vende, tome cuidado com as palavras que utiliza. Usar termos negativos ou formular frases que transmitem insegurança pode fazer as vendas caírem. Isso demonstra falta de confiança nos itens. Use sempre palavras positivas e certifique-se de ter empolgação na voz, nos gestos e na expressão facial.

É importante, também, que você conheça muito bem o produto: saiba suas características, funcionalidades e outros detalhes relevantes. Evite utilizar a expressão “eu acho” durante as vendas, pois isso não transmite confiança, somente imprecisão ou incerteza.

3. Crie uma história

Seus clientes não compram produtos, mas soluções. Sendo assim, saber que o produto é de boa qualidade não é mais o suficiente para realizar vendas. É conveniente que o comprador se envolva com o item, visualize o produto transformando seu dia a dia e sinta os benefícios que terá.

Use a criatividade e elabore uma história. Com ela, vai ser possível mostrar aos seus clientes uma demanda que nem mesmo eles sabiam que tinham. A partir disso, você vai poder mostrar que vale a pena resolver o problema o quanto antes, e que a melhor solução é exatamente o produto que você tem para oferecer.

4. Alimente uma imagem pessoal de confiança

Não é apenas no produto que o seu cliente precisa confiar. Ele também precisa confiar no vendedor.

Atualmente, os clientes acabam depositando sua confiança muito mais em pessoas comuns do que em comerciais de televisão. Podemos chamar essas pessoas comuns de influenciadores. Se você se tornar um influenciador para seus consumidores, será um vendedor persuasivo e de sucesso.

Há algumas formas de transmitir um marketing pessoal de alto nível. Muitas delas são atitudes simples, mas que devem ser alimentadas diariamente.

Comece por suas redes sociais: nada de fotos e publicações negativas. Use sempre mensagens otimistas, notícias que podem passar um recado de paz, de calma ou até mesmo de força para seus amigos. Afinal, eles podem ser os seus primeiros clientes fiéis.

Outra dica útil para ajudar na sua confiança: cuide das suas roupas, mas não precisa usar nada caro ou de marca — basta estar sempre bem-vestido e alinhado, cabelos arrumados, pele hidratada e, no caso das mulheres, com maquiagem mais leve, que ajuda a passar uma imagem autoconfiante.

E para completar: não se esqueça de ter sempre um sorriso agradável no rosto. Mas, claro, sem exagerar!

5. Afaste-se de estímulos negativos e da má influência

Um truque infalível para aumentar sua persuasão em vendas é evitar, a qualquer custo, uma postura negativa. Muitas pessoas tendem a não confiar em quem traz sempre um semblante negativo, pessimista, distante ou inseguro.

Faça uma autoanálise: veja se você é mais pessimista do que otimista, entre outras características que possam prejudicar sua postura e atitude diante da clientela. Ao finalizar o diagnóstico, comece a riscar do seu cotidiano comportamentos que influenciam negativamente sua vida profissional e pessoal.

Outra boa dica é levar em consideração as vendas e os negócios que não foram concluídos no passado. Será que o problema não foi uma atitude ruim da sua parte? Veja se os erros não incluem, por exemplo, alto índice de insistência, ligações ou mensagens em excesso ou outras atitudes que podem prejudicar um bom relacionamento com os clientes.

Ao eliminar esses pontos desagradáveis da sua vida profissional, você vai evitar qualquer perigo de transmitir uma imagem negativa, o que vai favorecer suas vendas e também sua autoestima.

Gostou dos nossos truques de como aumentar sua persuasão em vendas? Que tal então compartilhar este artigo nas redes sociais? Com certeza ele vai ajudar outras pessoas a trabalharem melhor seu lado profissional!